
O cimento queimado saiu das casas rurais e invadiu as feiras e mostras de arquitetura e decoração.
É uma das soluções mais utilizadas nas casas brasileiras devido ao seu baixo custo (composto basicamente de cimento e areia), flexibilidade e durabilidade.
O que é o cimento queimado?? Ele é um piso feito na própria obra. É uma argamassa, mistura de cimento, areia e água, que é aplicada com uma espessura média de 3 cm sobre o contrapiso. Esta argamassa é nivelada, para que o piso acabado fique plano, e após este processo é feita a “queima” do cimento. Este processo nada mais é do que jogar cimento seco, em pó, sobre a argamassa mole e úmida e alisar até que fique bem liso.
Ele pode ser aplicado em praticamente todos os ambientes da casa, pois apresenta alta resistência, pode ficar exposto à água. Não é recomendado que se use ele em ambientes como banheiros, pois o uso de xampus e sabonetes podem reagir e danificá-los, além de ficarem escorregadios quando molhados.
Por ser um piso monolítico (que é feito inteiro e não em peças pequenas como o piso cerâmico) é muito comum que com o tempo vá surgindo rachaduras e trincas.
Para que o seu piso dure por muito tempo é preciso que você contrate um especialista! Muitos pedreiros irão dizer que sabem como realizar, mas é essencial que você procure um profissional que já trabalhe com este tipo de piso e execute um bom cimento queimado. Afinal, o mau uso do material ou um desnivelamento podem comprometer o resultado.
