Isadora Jacques Arquitetura

Estrutura Metálica

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Vantagens e desvantagens da estrutura metálica

 

casa-2

            O uso de estrutura metálica ganha cada vez mais adeptos em construções residenciais. Este crescimento se dá pelos novos conceitos de casas integrada, em que a cozinha, sala de jantar e sala de estar estão juntas sem paredes divisórias.

            Os projetos integrados necessitam de grandes vãos. Por ser um material leve e que resista a esforços maiores, a estrutura metálica ou somente as vigas vem tomando espaço do concreto armado.

            “Segundo a executiva da CBCA, em processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. Com o aço, o entulho da obra deixa de existir ou é reciclado. “Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% o custo das fundações”, diz Carolina. O tempo de construção é reduzido entre 10% e 20%.”

(Fonte: http://www.cbca-acobrasil.org.br/site/noticias-detalhes.php?cod=7072)

 

casa-3

 Vantagens:

 

  • Prazos curtos para execução -> o tempo de fabricação médio das peças é de 30 dias e o da montagem, de uma semana a 15 dias;
  • Podem ser desmontados e remontados em outro local
  • Racionalização de material e mão de obra -> por ser fabricado em industrias, evita o desperdício;
  • Obra limpa e organizada -> como a estrutura é fabricada em fábricas próprias, não há necessidade de ter depósitos de cimentos, areia, madeira. Sem contar que não produz entulhos;
  • Maior distância entre os vãos e maior área útil -> os pilares e vigas são mais delgados (finos) do que os equivalentes de concreto e suportam vãos maiores.

casa    casa metalica

Desvantagens:

  • Maior custo -> o preço para construir com esta estrutura pode ser de 5 a 20% maior se comparado à estrutura de concreto.
  • Não é indicado para pequenas construções -> não é economicamente viável para pequenas construções.
  • Desembolso em curto espaço de tempo -> por ser uma construção rápida, o pagamento também será rápido;
  • Necessidade de mão-de-obra e equipamentos especializados para a fabricação e montagemb-> O Brasil ainda carece em mão-de-obra especializada;
  • Temperatura -> A estrutura metálica não retém a temperatura e em regiões mais frias ou muito quentes será necessário investir em isolamento térmico para tornar o ambiente mais aconchegante.

Fontes:

http://blog.construir.arq.br/estrutura-concreto-x-estrutura-metalica-vantagens-desvantagens/
 http://www.cbca-acobrasil.org.br/site/noticias-detalhes.php?cod=7072

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top